Compreender perspectivas e possibilidades do uso da Inteligência Artificial (IA) na Gestão Pública voltada para a saúde. Foi com esse intuito que profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (20), com a organização da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria.
No encontro, foi apresentado um novo sistema que tem realizado uma aproximação da Sesa com a IA.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a importância do sistema para a condução e transformação dos dados em informação.

“O grande diferencial desse novo processo e projeto para a Secretaria é a oportunidade de transformar dados em informação para a tomada de decisões em um curto período de tempo, além de conseguimos conduzir melhor um sistema que processa informações em segundos”, disse.
O uso da Inteligência Artificial em órgãos públicos vem trazendo benefícios, como a automatização de tarefas; a otimização de processos; o desenvolvimento de serviços; previsão de acidentes; e a identificação de fraudes.
Eficiência
Inicialmente, o novo sistema vai trabalhar com os dados relacionados à prestação de contas, mandados judiciais, regulação e os processos da Farmácias Cidadãs Estaduais.
Com o objetivo de produzir formas mais eficientes para lidar com o fluxo de informação de dados, a perspectiva é que demais setores da Sesa também possam estar integradas ao projeto.
Além da apresentação do sistema, a reunião contou com momento de tira-dúvidas e do convite às demais áreas da saúde a pensar em soluções que possam fortalecer todo o Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um momento importante para a Sesa, com uso de novas tecnologias. Mas queremos também propor um chamado a todas as áreas, pois, sem a participação dos setores nessa construção, só teremos uma grande tecnologia, sendo que o nosso objetivo é ir além da tecnologia, ou seja, trabalhar para que a tecnologia possa melhorar os processos de trabalho e beneficiar a todos”, ressaltou o gerente de Tecnologia da Informação, Marcio Merçon.







