Para identificar, conhecer e promover os agricultores de café arábica e conilon de alta qualidade em Alegre, fortalecendo e valorizando a cafeicultura, a prefeitura realiza a 5ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre.
Podem participar como ofertantes, os produtores de café com propriedade sediada no município, que deverão apresentar no ato da inscrição o Talão de Produtor Rural ou a DAP atualizados ou documento que comprove o vínculo com a propriedade rural.
As inscrições terminam no próximo dia 31 e podem ser feitas na sede da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural ou no escritório do Incaper de Alegre, de segunda à sexta-feira, entre 07h30 e 11h30 ou entre 13h e 17h.
A inscrição para a mostra é gratuita.
Comissão Organizadora
As amostras serão coletadas pela Comissão Organizadora, em visita pré-agendadas às propriedades inscritas entre os dias 01 e 22 de setembro e na serão classificadas de acordo com a pontuação de cada categoria (arábica e conilon) entre 25 e 05 de outubro.
As melhores amostras de café das duas categorias (arábica e conilon) participarão da 5ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre e serão apresentados dos para o público, degustadores e compradores no dia 06 de outubro de 2023.
Resultado
A divulgação do resultado final com os nomes dos produtores e a pontuação dos melhores lotes, será no dia 07 de outubro, no site da Prefeitura Municipal de Alegre e publicado no site do INCAPER e empresa Caparaó Jr.

O secretário de Desenvolvimenrto Rural, Gustavo Costa, disse que ao final do período de inscrições, a Prefeitura vai divulgar o local e as atrações que farão parte da quinta edição do evento que vai escolher o melhor café da cidade.
“Esse evento visa incentivar a produção de cafés de alta qualidade, permitindo a conquista de novos mercados. Com essa iniciativa, nossos cafeicultores se sentem motivados e acolhidos e podem acreditar no retorno que o plantio de qualidade pode representar”, reforçou o secretário.
O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Empresa Junior de Cafeicultura do Intituto Federal Do Espírito Santo (Ifes).







