O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, dará um importante passo para ampliar os procedimentos cirúrgicos eletivos na região a partir da primeira quinzena de novembro. Após a reforma de quatro salas de cirurgia, o hospital estará capacitado a realizar mais de 400 cirurgias eletivas por mês, além das emergenciais.
Essa iniciativa integra o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde (Sesa), com foco na melhoria da qualidade dos serviços, segurança do paciente e na expansão da oferta de cirurgias na região norte do Espírito Santo.
O projeto teve início em 02 de agosto deste ano e exigiu a redução temporária da capacidade cirúrgica do HRAS durante a reforma. No entanto, com sua conclusão, a direção do hospital comunicou que os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, incluindo ortopedia, neurocirurgia e cirurgias gerais, serão gradualmente retomados a partir da primeira quinzena de novembro.
A estimativa é que, com a plena retomada dos serviços, mais de 400 cirurgias sejam realizadas mensalmente, com destaque para especialidades como otorrinolaringologia, cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral e coloproctologia. O Hospital Roberto Silvares também passará a oferecer novos procedimentos, como cirurgias de prótese de quadril e ombro, Ilizarov e neurocirurgia com monitorização eletrofisiológica.
Além das melhorias nas salas cirúrgicas, áreas comuns da unidade, repouso médico e o arsenal, bem como o local de armazenamento de materiais cirúrgicos, também foram reformados. A obra continua em outras áreas do hospital, sem prejuízo para o atendimento aos pacientes.
Outro avanço no atendimento da unidade encontra-se em fase de licitação: a construção de um novo centro cirúrgico com cinco salas, anexo ao hospital, com um investimento previsto de R$ 15,9 milhões.
Essas iniciativas fazem parte do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, que, em julho deste ano, anunciou um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões em 31 hospitais do Espírito Santo, com o objetivo de realizar 130 mil cirurgias eletivas. Nos primeiros sete meses do ano, o estado já realizou 67.396 procedimentos cirúrgicos.