Elizabeth Felberk Alves, técnica de enfermagem na Maternidade de Alto Risco do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, demonstra amor e cuidado pelos recém-nascidos ao confeccionar toucas para eles. O gesto, que começou como uma prática individual, evoluiu para um projeto mais amplo. Em janeiro deste ano, mais de 60 bebês foram agraciados com esses presentes feitos à mão.
O ponto de partida para essa iniciativa foi o nascimento de Ravi, o primeiro bebê de 2024 no Hospital Dr. Jayme Santos Neves. Inspirada por esse momento especial, Elizabeth decidiu criar algo único para acolher os novos integrantes da maternidade.
“As toucas são feitas à mão e representam o cuidado e o carinho que temos com os nossos pequeninos. Cada touca é confeccionada com materiais doados pelo hospital e pela equipe que acreditou no projeto. Eu já fazia isso há algum tempo e, neste ano, consegui aprimorar, dando um toque ainda mais especial”, explicou Elizabeth.
Além das toucas, Elizabeth presenteia as mães com um toque adicional de carinho. Yndielly de Carvalho da Conceição, mãe de Ravi, foi agraciada não apenas com a doçura de ver seu filho envolto em uma dessas toucas, mas também com um kit especial de rosquinhas de amamentação.
“Essas rosquinhas são importantes no início da amamentação, pois auxiliam na cicatrização de possíveis fissuras ou sensibilidade nos bicos dos seios”, explicou Elizabeth.
Yndielly se mostrou encantada com os presentes. “Eu nunca imaginei que fosse receber esse cuidado em um hospital público. Além de ter sido muito bem atendida, ainda ganhamos presentes. É muito carinho”, disse ela.
Para Alessandra Bernardino, diretora de cuidados integrais do Hospital Dr. Jayme, a ação de Elizabeth reflete a verdadeira essência da enfermagem, que vai além dos cuidados médicos e abraça a humanização do atendimento.
“Sua contribuição não apenas traz conforto físico aos bebês, mas também deixa uma marca de afeto nos corações das mães que passam por esse momento especial aqui na unidade”, destacou Alessandra.







