O Programa ES Inteligente está avançando com projetos que visam beneficiar diversos municípios no Espírito Santo, focando na modernização e eficiência operacional da infraestrutura urbana. Esses esforços são fundamentais para promover o bem-estar e a segurança da população. Por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões públicas, o programa busca expandir os serviços oferecidos às comunidades.
Na última semana, Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante receberam estudos de viabilidade técnica para suas modelagens, avançando para os estágios finais e os processos licitatórios.
Esses estudos abrangem serviços como eficientização, operação e manutenção do sistema de iluminação pública, redes de telecomunicações, videomonitoramento e uma miniusina de energia solar para os prédios públicos das cidades.
O Programa ES Inteligente é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), e tem conquistado avanços significativos nos procedimentos para o lançamento dessas primeiras modelagens. Essa iniciativa visa reduzir gastos por meio da inovação e eficiência do setor privado, proporcionando mais qualidade de vida para os cidadãos, conectividade, sustentabilidade e segurança.
Esses esforços marcam o início das chamadas smart cities capixabas, com Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante liderando o caminho. Outros 21 municípios já aderiram ao projeto. Os estudos estão passando pela validação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), garantindo segurança jurídica e agilidade para futuras iniciativas.
Em Venda Nova do Imigrante, por exemplo, o projeto já demonstrou excelente viabilidade econômica e recebeu aprovação do TCE-ES. Isso representa uma economia significativa para o município, com redução de gastos públicos e benefícios para toda a população, incluindo infraestrutura de telecomunicações, videomonitoramento, internet gratuita à população, substituição por lâmpadas LED e uma usina solar fotovoltaica para prédios municipais.
Os benefícios se estendem a outras cidades como Alegre e Afonso Cláudio, que também estão planejando melhorias substanciais em seus sistemas de iluminação pública, telecomunicações e energia solar.
O Programa ES Inteligente é uma oportunidade para os municípios do Espírito Santo promoverem inovação, eficiência e sustentabilidade em suas infraestruturas, contribuindo diretamente para o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades locais.







