A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha finalizou a entrega de mil abafadores de som, especialmente desenvolvidos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa iniciativa visa proporcionar um Réveillon mais tranquilo e inclusivo, minimizando os impactos sonoros da queima de fogos, que ocorrerá na cidade.
Entrega dos abafadores de som
A distribuição dos abafadores começou em 23 de dezembro e se encerrou na noite do dia 30 de dezembro, marcando a ação pelo terceiro ano consecutivo. A entrega foi gratuita e não gerou custos para o município, pois os abafadores foram doados pela empresa responsável pela queima dos fogos. Para receber o equipamento, os responsáveis pelos autistas precisaram apresentar a carteirinha de autista de qualquer município, juntamente com o laudo médico correspondente.
Queima de fogos silenciosos
Neste Réveillon, Vila Velha contará com 16 pontos de queima de fogos, dispostos em 12 balsas no mar e em quatro localizações na faixa de areia. O espetáculo pirotécnico ocorrerá em fogos de baixo ruído, com uma duração total de 14 minutos no mar e 8 minutos nas áreas terrestres. As explosões poderão alcançar até 250 metros de altura, formando deslumbrantes figuras, como estrelas e corações.
Os locais escolhidos para a queima de fogos na areia incluem Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu.
A novidade deste ano também inclui a instalação de oito torres de iluminação, que contarão com apresentações de DJs locais a partir das 20 horas. Além disso, a contagem regressiva para a virada será transmitida em painéis de LED, tornando a celebração ainda mais especial e interativa.
Essa ação da Prefeitura de Vila Velha demonstra o compromisso em promover um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos durante as festividades de fim de ano.







