Reforçando sua posição como líder mundial na produção de veículos eletrificados e soluções sustentáveis, a BYD traz pela segunda vez ao Brasil o navio cargueiro BYD EXPLORER N° 1. A embarcação chega para atender a crescente demanda de mercado pelos veículos da marca até que a fábrica de Camaçari (BA) inicie as operações. O complexo na Bahia será o maior fora da China e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda etapa.
O navio atracou nesta quinta-feira (27/02) no Portocel, em Aracruz (ES), trazendo 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Saindo de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto do país, o navio fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil.

Esse cargueiro é o primeiro de um total de oito navios do plano inicial divulgado pela BYD. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e conta com as mais modernas tecnologias de navegação. Sua tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.
“A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera”, comenta Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
“Essa operação representa um marco não apenas para o nosso porto, mas uma opção para o setor automotivo. Há aproximadamente seis meses, iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o EXPLORER N° 1, um navio cujas especificações são distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui”, destaca o gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.







