Na manhã de sexta-feira (28), Vitória recebeu uma visita técnica da Gerência de Assistência Farmacêutica de Vila Velha. O encontro teve como objetivo explorar mais a fundo as práticas da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), que tem se destacado por suas conquistas e reconhecimentos em premiações estaduais.
Durante a visita, os profissionais discutiram a utilização de sistemas de controle de estoque de medicamentos, planejamento de aquisições e gestão de riscos. Sheila Zambon, Gerente de Assistência Farmacêutica de Vitória, ressaltou a importância das ferramentas de governança e transparência, como o Painel de Medicamentos. “Isso possibilita um trabalho orientado por evidências, e os resultados dos nossos indicadores têm melhorado desde a implementação dessa ferramenta”, afirmou.
Saúde em Vitória
Vitória conta com uma rede de 35 farmácias municipais, distribuídas em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Prontos Atendimentos, três Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
No ano de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) se empenhou para garantir que a população tivesse acesso a medicamentos essenciais. Dessa forma, as farmácias da rede municipal atenderam mais de 1,3 milhão de receitas e distribuíram quase 3 milhões de medicamentos. Esses números representam um aumento de 9,18% nas receitas atendidas e 15,36% nas entregas comparado a 2023.







