O Esquiva e o Yamaguchi vocês já conhecem! Depois das medalhas olímpicas em Londres/2012 — prata para o Esquiva e bronze para o Yamaguchi —, a história da família Falcão rodou o País inteiro. Os irmãos boxeadores viraram profissionais e continuam em busca do cinturão mundial.
Enquanto isso, a família Falcão mantém a tradição de revelar lutadores. O mais recente deles é Yuri Falcão, 17 anos, 55 lutas e 48 vitórias. No dia 20 de julho, saiu a convocação oficial da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a seleção brasileira juvenil, na categoria peso-leve (até 60kg).
Yuri é sobrinho de Esquiva e Yamaguchi. Filho de Deusolinda, a irmã mais velha dos medalhistas olímpicos, ele começa a trilhar o caminho dos tios mais famosos. Assim como eles, deixou o Estado e mora e treina em São Paulo.
“Faz quatro anos que estou em São Paulo. Saí daí do Espírito Santo porque aí não tem ajuda, não tem ninguém por trás. Aqui em São Paulo o boxe é bem mais valorizado do que no meu Estado”, explica o peso-pena.

Atual campeão brasileiro juvenil e eleito o melhor atleta da competição disputada em novembro do ano passado, Yuri é também apontado pelo patriarca da família, Touro Moreno, como um dos mais talentosos da incrível linhagem de pugilistas do clã. Touro Moreno que, por sinal, aos 82 anos de idade, acaba de receber a faixa de preta de jiu-jítsu.
Será que o próprio Yuri se considera o mais talentoso da família Falcão?
“Alguns acham, outros não (risos). Eu mesmo acho que os mais talentosos são o Estivan e o Yamaguchi. São os dois que eu mais admiro na família, que têm um boxe muito bonito e excelente”, revela o campeão brasileiro.
Inspiração

Além dos medalhistas olímpicos, Yuri pode se espelhar ainda em Estivan “Tunny”, 23 anos, e Luciano, 21 anos, outros dois tios que já lutam no boxe profissional.
Cercado por tantos lutadores e estilos diferentes, o garoto aproveita para “colher” um pouco de cada.
“Acho que meu jogo se encaixa mais no jogo do Yamaguchi. Eu gosto muito de pegar um pouco do estilo dele. Do Estivan e do Luciano também. Pego um pouco do estilo de cada e só acrescento (risos)”, brinca Yuri Falcão.
 
	    	 
		    






