Tá bom, eu admito! Eu também não acreditava no Botafogo. Até agora, a impressão que eu tinha era de que o Fogão era fogo de palha. E que começaria a despencar na tabela do Brasileirão em pouco tempo.
Bom, faltam apenas sete jogos para o fim do primeiro turno, cerca de 1/3 do campeonato já passou e o Botafogo não apenas continua lá no topo, como já tem sete pontos de vantagem para o vice-líder, que agora é o Grêmio.
Se ainda era aceitável — não para os botafoguenses, é claro! — fazer piada e não levar o Glorioso a sério, o time tem dado o recado em campo e na tabela. E só não acredita quem não quer: o Botafogo é, hoje, candidato ao título brasileiro. E com números de favorito! Sim, favorito!
Ainda não acredita… Vamos lá!
Credenciais

Time campeão precisa de um bom goleiro. Todo mundo já ouviu essa, né? E essa é uma das certezas do futebol. O Botafogo tem! Lucas Perri tem feito ótimas partidas e o torcedor nem tá sentindo falta do Gatito Fernández, que foi a referência do time nos últimos anos.
Mas time campeão precisa ir além do goleiro e ter uma defesa sólida e eficiente. Lembra daquela outra máxima: “Ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato”? Então, eu te pergunto: qual time tem a melhor defesa do Brasileirão? É o Fogão! Até agora, somente 7 gols sofridos, dois gols a menos do que o Fortaleza, que tem a segunda melhor defesa do campeonato.
Isso quer dizer, então, que o Botafogo só joga na retranca. A disposição do time em campo pode até dizer isso, mas os números mostram outra coisa! Quer ver só?
O Fogão tem o quinto melhor ataque do campeonato, com 20 gols marcados. Está atrás apenas de Flamengo (24), Grêmio (22), Palmeiras (22) e Bragantino (21). E tem o artilheiro disparado do Brasileirão, Tiquinho Soares, com 10 gols.
O equilíbrio é a marca desse Botafogo do técnico Luís Castro. Ataque e defesa eficientes e o melhor saldo de gols da competição! É também o time que mais venceu no Brasileirão até agora, com 10 vitórias!
Curiosidade
O Fogão é o time com mais vitórias (10) e com menos derrotas, apenas duas (empatado com o Palmeiras).
A curiosidade aqui é que o Botafogo é o ÚNICO time que ainda não empatou no campeonato.
A surpresa
Todo time campeão precisa também ter pelo menos um destaque individual. Aquele jogador que assume as rédeas do time nos bons momentos e também nos momentos decisivos.

Tiquinho Soares tem sido esse cara no Botafogo. Uma surpresa pra maioria das pessoas. Um jogador de 32 anos, praticamente desconhecido, que o “scout” do clube foi buscar no Olympiacos, da Grécia. E que já tinha feito gols em Portugal e que teve uma passagem-relâmpago na China.
Qualquer lista de hoje sobre os melhores atacantes do futebol brasileiro tem que ter Tiquinho Soares entre os primeiros. Ponto!
A prova final
Embalado, confiante e eficiente. Líder isolado, melhor defesa, artilheiro do campeonato. O Botafogo se posiciona como favorito ao título brasileiro.
O time venceu todos até então candidatos ao título: Palmeiras, Flamengo, Atlético/MG e Fluminense.

Mas tem uma prova final. E nem é diretamente dentro de campo. Hoje, o que eu vejo que possa tirar o embalo da equipe é a possibilidade de saída do técnico Luís Castro. O português tem proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, time do craque Cristiano Ronaldo. A proposta seria de salário 4 vezes maior e uma saída do treinador agora pode ser trágica para o elenco alvinegro.
Luís Castro evita falar muito sobre o assunto. Seria muito interessante vê-lo por aqui até o fim do campeonato, contando uma história que já é sensacional! Aguardemos…
 
	    	 
		    






