A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro acabou e destacamos a boa sequência do Vasco que conseguiu mais uma vitória e dessa vez de goleada pra cima de um adversário direto, dando todos os indícios de que o time está vivo para permanecer na série A do Brasileirão. Outro destaque é a fase negativa do Botafogo, que chegou a sua 3ª derrota seguida na competição e o que era só festa e otimismo se transformou em preocupação.
A classificação ao fim da rodada tem o Flamengo que perdeu três posições, caindo de quarto para sétimo lugar, o Vasco que não ganhou posição, mas agora está a uma vitória de sair da zona de rebaixamento, o Bragantino que entrou no G-4 e a diferença entre Botafogo e Palmeiras que se mantém a mesma da última rodada, sete pontos.
Botafogo em declínio
De time sensação, confiante e forte em casa e fora, as três últimas rodadas mostraram um declínio técnico da equipe de Bruno Lage. A derrota para o Flamengo no estádio Nilton Santos e as derrotas para Atlético MG e Corinthians fora de casa, formam uma sequência de três derrotas seguidas, algo que a equipe nunca havia passado neste campeonato.

O Botafogo não jogou bem nos três jogos e a torcida vem cobrando o treinador que inventou na escalação contra o Flamengo, mas no jogo seguinte contra o Galo, o time que entrou em campo era o “ideal” e mesmo assim a equipe não performou e acabou saindo derrotada. Na última sexta-feira, contra o Corinthians, o time estava bem, porém a expulsão de Marçal prejudicou a equipe e a derrota veio.
Outro fator que pode explicar o declínio técnico é que o artilheiro da equipe retornou de lesão e ainda não voltou a desempenhar o futebol que a torcida espera. Tiquinho Soares, nas últimas três partidas jogou abaixo do que pode e foi substituído por Diego Costa, que quando entra busca o jogo e a definição, características que marcaram Tiquinho Soares antes da lesão.

A equipe de General Severiano precisa urgentemente ligar o alerta, pois mesmo que a vantagem de sete pontos tenha sido mantida, se continuar jogando desse jeito o sonho do título vai escorrer pelas mãos, e convenhamos o Botafogo tem tudo para vencer o campeonato este ano, basta jogar com mais energia e menos sono.
Seria um vexame alvinegro não ser campeão?
O Botafogo lidera o campeonato desde a 2ª rodada e de lá para cá teve diferença de 15 pontos para o segundo colocado, e hoje a diferença caiu para sete pontos, que é possivelmente alcançada.
O time alvinegro, sempre foi tratado como surpresa e ainda é mencionado com esse status. Porém, com esse declínio técnico muitos que falaram que o Botafogo não iria aguentar na liderança da competição, voltam com tudo neste discurso.

Fato é que, a equipe tem todas as credenciais para vencer o campeonato, basta fazer a sua parte jogando em casa e beliscar uns pontos fora. O que está faltando neste Botafogo é o espírito de campeão do início do campeonato, onde toda bola dividida era comemoração, e não tinha lance perdido, era raça nos 90 minutos.
Se os jogadores se acomodaram, se tem algo estranho nos bastidores eu não sei, mas é necessário mudança de postura e isso temos que cobrar do técnico, pois é ele o responsável por fazer esse time jogar.
Bruno Lage, escolha certa?
Com a saída de Luís Castro, o Botafogo ficou sem treinador. John Textor trouxe então como interino, Cláudio Caçapa que fez a sua parte e em quatro jogos ganhou os quatros, conquistando assim a torcida alvinegra. Porém o plano principal era contratar um treinador que pudesse dar sequência ao trabalho de Castro e o escolhido foi o também português, Bruno Lage.

Com Lage no comando, a equipe demorou a engrenar, já que o time começou empatando alguns jogos. O auge do treinador foram as partidas contra Coritiba e Internacional, onde o Botafogo se mostrou superior e venceu com autoridade.
Lage ainda não havia perdido no comando do Botafogo no Campeonato Brasileiro e agora são três derrotas seguidas, o que faz ser questionado se foi mesmo a escolha certa. Mas o que vai dizer se ele foi ou não, vai ser o resultado final. Caso o Botafogo seja campeão brasileiro a escolha foi acertada, agora se o título não vier, será com certeza uma escolha errada.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Goiás e uma vitória é fundamental, a equipe volta a jogar em casa depois de dois jogos fora, e um resultado positivo devolveria a confiança para equipe e faria a equipe retomar o rumo das vitórias.







