Alegria de uns, tristeza de outros. Foi assim o domingo para são-paulinos e flamenguistas na final da Copa do Brasil. O São Paulo tinha a vantagem do empate e jogava em casa com o apoio da sua torcida. Já o Flamengo tinha que vencer por dois gols de diferença para ser campeão. Se você acompanhou o jogo sabe o desfecho desta história. Mas eu conto para você de uma outra forma.
24 de setembro às 16h de um domingo na cidade de São Paulo, um calor grande e duas equipes gigantes se enfrentando com o mesmo objetivo. Este foi o cenário da final da Copa do Brasil de 2023. De um lado um São Paulo confiante, vindo de um grande resultado no jogo de ida, do outro o Flamengo abatido que precisava da conquista para salvar o ano.

O Flamengo começou bem a partida, atacando mais o São Paulo e parecia que não sentiu a pressão da torcida. Tanto que aos 43 minutos do primeiro tempo, Bruno Henrique abriu o placar e zerava o confronto, levando a decisão para os pênaltis. Porém o São Paulo em um lance de bola parada, empatou aos 49 do primeiro tempo, no último lance, com Rodrigo Nestor.
Com o empate o tricolor paulista voltava a colocar as mãos na taça. E o jogo seguiu a feição do São Paulo que não sofreu tanto e manteve o empate até o fim do jogo, conquistando a sua primeira Copa do Brasil.
São Paulo conquista título inédito
A Copa do Brasil e o São Paulo já estiveram bem perto, porém o tricolor nunca havia conquistado a competição. O time chegou a cinco semifinais, incluindo a de 2022 onde a equipe foi eliminada pelo Flamengo e a duas finais, com a de 2023.

No ano passado, o São Paulo fez uma campanha sólida, porém caiu diante do Flamengo, perdendo o jogo da ida em casa por 3 a 1 e o da volta por 1 a 0. Essa eliminação foi uma das mais dolorosas para o torcedor do São Paulo que acreditava que a Copa do Brasil seria conquistada naquele ano.
Passado um ano, o tricolor encontrava novamente o Flamengo no seu caminho, desta vez na grande final. Cabia ao São Paulo mudar o cenário e acabar de vez com esse estigma de que a equipe não ganha Copa do Brasil.

No jogo de ida, 1 a 0 São Paulo, vantagem para o jogo da volta e uma atmosfera perfeita em casa para gritar “È Campeão”. A festa da torcida foi linda, e o apoio foi do início ao final. Os jogadores corresponderam e no fim dos 90 minutos, puderam comemorar este título inédito. Agora o São Paulo é campeão da Copa do Brasil e estes jogadores estão na história.
Alegria do lado tricolor paulista, festa na arquibancada e no Morumbi. Já o outro lado da história…
Flamengo morde mas não leva
Trocadilho à parte, o Flamengo jogou bem, pressionou o São Paulo fora de casa e em alguns momentos até dominou a partida, com mais posse de bola e volume de jogo. Porém, quando não é o dia, nada dá certo.
Com mais uma escalação diferente e deixando no banco Gabriel Barbosa, o Flamengo foi a campo precisando buscar o resultado, e assustou o adversário com Pedro em uma boa chance criada. Gerson também saiu de frente com o goleiro e perdeu.

O rubro-negro estava com uma motivação diferente dos últimos jogos, mas nem isso foi suficiente para a equipe levar o título para Gávea.
Mais um vice em 2023
2023 é um ano para o flamenguista esquecer. Zero títulos e tendo 6 oportunidades de títulos, com uma equipe qualificada que já mostrou o seu potencial, é algo que beira ao vexame. A derrota na final do carioca para o Fluminense é aceitável, e a derrota para o Palmeiras na Supercopa do Brasil também. Agora a eliminação para o Al Hilal, no Mundial de Clubes, a derrota na final da Recopa Sulamericana para o Del Valle e eliminação na Libertadores para o Olímpia, são dignas de planejamento errado e muita soberba, afinal o Real Madrid ficou esperando o Flamengo no Mundial, mas isso é passado.
A demissão de Dorival Jr no início do ano culminou em uma sucessão de erros, como a contratação de Vítor Pereira, a contratação de Sampaoli e outros planejamentos errados que a direção do Flamengo fez.

Ironia do destino, o treinador demitido no início do ano, foi o mesmo que havia ganho a Copa do Brasil e Libertadores, e agora o mesmo é bicampeão da Copa do Brasil e em cima da equipe que o demitiu, enfim as coisas são assim.
Resta o Campeonato Brasileiro, que ainda está indefinido muito por causa da sequência negativa do Botafogo. A distância que era de 13 pontos para o vice-líder agora é de sete pontos, e a diferença do líder para o Flamengo caiu de 15 para 11 pontos. Ainda dá para sonhar, porém tem que jogar mais futebol.







