A Polícia Federal realizou a prisão do radialista Roque Saldanha nesta sexta-feira (20), um dos alvos do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A detenção aconteceu em Colatina, Espírito Santo, onde Saldanha foi encontrado e posteriormente encaminhado para exames de corpo de delito. Ele está programado para passar por uma audiência de custódia no dia seguinte, sábado (21).
O radialista tinha se tornado foragido desde o mês passado, após violar sua tornozeleira eletrônica, dispositivo que era parte das medidas cautelares impostas pelo relator da investigação, ministro Alexandre de Moraes. A tornozeleira tinha o objetivo de monitorar sua localização e garantir o cumprimento das regras estabelecidas pela Justiça.
Antes de romper o equipamento e deixar sua residência em Governador Valadares, Minas Gerais, Saldanha havia compartilhado um vídeo nas redes sociais, no qual disparou ofensas e xingamentos direcionados ao ministro Alexandre de Moraes.
Até o momento, a Agência Brasil está tentando estabelecer contato com a defesa de Roque Saldanha, que terá a oportunidade de se manifestar sobre a prisão e as acusações que recaem sobre ele. Este caso destaca as consequências legais enfrentadas por aqueles envolvidos em ações consideradas golpistas no Brasil, refletindo a ação vigorosa das autoridades para manter a ordem e a segurança pública.







