A Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), vai reforçar a rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Entre os dias 19 e 22 de agosto, o Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estará estacionado em frente ao Fórum da Prainha, das 8h às 17h, oferecendo atendimentos gratuitos e especializados.
No local, as mulheres terão acesso a orientações jurídicas, emissão de medidas protetivas, acompanhamento de processos e encaminhamentos necessários. O trabalho contará com equipe do TJES e o apoio de psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência (Cramvive), além de advogadas voluntárias da Comissão da Mulher da OAB/Vila Velha, que também estarão presentes na Delegacia Especializada.
A ação será ampliada com serviços de saúde, como testes rápidos de glicemia, exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis e aferição de pressão arterial. Já a Secretaria de Assistência Social participará com atendimentos do CadÚnico, enquanto a Guarda Municipal, por meio da Inspetoria da Mulher, dará suporte na segurança e no acolhimento das vítimas.
Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, a iniciativa representa um avanço importante: além de orientar sobre violência doméstica e emocional, o projeto agiliza medidas protetivas e garante maior amparo às mulheres.
Programação – Agosto Lilás, que é mês de conscientização e combate à violência contra a mulher
Segunda-feira (18), das 13 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal Itaparica.
De terça-feira (18) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, no Parque da Prainha – Presença do Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a participação da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres.
Terça-feira (19), das 14 às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha – Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes da rede de proteção.
Quarta-feira (20), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Ataíde – Programa Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Quarta-feira (20), às 19 horas, na Faculdade Multivix – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
Quinta-feira (21), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jardim Marilândia – Programa Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, coleta de preventivo e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Segunda-feira (25), das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal São Torquato.
Quarta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jabaeté – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
De quinta-feira (28) a sábado (30), das 8 às 18 horas – Representação do município na Conferência Estadual da Mulher, em Aracruz.
 
	    	 
		    






