Nos atos do 7 de Setembro em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a bandeira dos Estados Unidos se destacou, especialmente na Avenida Paulista, em São Paulo. O jornal norte-americano The New York Times observou que o símbolo passou a ser um ícone da direita brasileira, usado tanto como homenagem a Donald Trump quanto como protesto contra possíveis condenações de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a manifestação, os participantes estenderam uma bandeira gigante dos EUA, enquanto líderes e parlamentares de direita discursaram em defesa da liberdade, da anistia a Bolsonaro e do impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A presença da bandeira americana contrastou com a bandeira brasileira, hasteada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, acompanhada da mensagem: “Nossa bandeira é o Brasil e o povo brasileiro”.
O uso crescente da bandeira dos Estados Unidos em manifestações políticas indica uma aproximação ideológica com a direita norte-americana e uma postura crítica em relação ao governo atual e ao STF.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil







