O SEBRAE-ES, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo do programa Agente Local de Inovação (ALI) na categoria Rural. Os interessados têm até segunda-feira, 4 de agosto, às 18h (horário de Brasília), para se inscreverem exclusivamente pela internet, no site da FAPETEC.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal www.fapetec.org, seguindo o caminho: Unidade de Seleção → Processos Seletivos → Processo Seletivo SEBRAE/ES – ALI 02/2025 → Ver detalhes → Edital e Comunicados. Neste endereço, também é possível acessar o comunicado de abertura da seleção e os anexos com todas as informações, incluindo número de vagas, regiões atendidas e requisitos.
Cada candidato pode se inscrever para apenas uma vaga.
Sobre o programa e vagas disponíveis
O programa ALI Rural tem como objetivo promover o extensionismo tecnológico e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para empresas rurais, visando maior sustentabilidade e inovação. O contrato terá duração de até 23 meses.
Estão disponíveis 35 vagas, com cadastro reserva, para as seguintes regiões: Metropolitana de Vila Velha; Norte (São Mateus/Nova Venécia); Central (Colatina e Linhares); Sul (Cachoeiro e Guarapari); Serrana (Venda Nova) e Caparaó (Guaçuí).
Requisitos para os candidatos
Os candidatos devem ter graduação completa em cursos reconhecidos pelo MEC nas áreas de engenharia agronômica, agrícola, florestal, de alimentos, pesca, ambiental, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócios ou alimentos, agroecologia, economia agrícola, mecanização agrícola ou demais cursos das ciências agrárias ou dos alimentos.
A pós-graduação em alguma dessas áreas confere um ponto adicional na avaliação, limitado a um curso. Também é exigida experiência mínima de seis meses em atividades realizadas em propriedades rurais ou agroindústrias.
Atividades dos agentes
Os agentes serão responsáveis por identificar e sensibilizar propriedades e empresas rurais para participarem do projeto, acompanhar entre 12 e 15 propriedades em cada ciclo do programa (com duração de até 12 meses), formalizar o compromisso dos produtores e empresários rurais, além de elaborar relatórios técnicos e outras atividades relacionadas.
Processo seletivo
O processo seletivo é dividido em duas etapas eliminatórias e classificatórias: a primeira é uma avaliação de conhecimentos; a segunda, análise curricular e documental.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo canal Fale Conosco no portal da FAPETEC ou pelo e-mail [[email protected]](mailto:[email protected]).







