“Essa é uma decisão de governo, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande, autorizando o ingresso desses novos soldados combatentes na PM e a ampliação do número de vagas para formação de oficiais. Ano a ano estamos investindo na recomposição do efetivo…E a contratação de novos bombeiros, aliado aos investimentos em inteligência e infraestruturas, aumenta a velocidade e a capacidade de resposta da Corporação e também da Defesa Civil”, frisou Ricardo Ferraço.
O governador em exercício Ricardo Ferraço (MDB) fez, na tarde de sexta-feira (28/03), dois importantes anúncios relacionados à recomposição de efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo. Ele autorizou a convocação de mais uma turma de candidatos ao Curso de Formação de Soldados proveniente do concurso de 2022 e a ampliação do número de vagas do concurso para Oficiais Combatentes que será realizado em 2025. E as novidades não param por aí: na área de defesa civil, Ricardo autorizou a abertura de mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros, com 100 vagas. As três iniciativas fazem parte do plano estratégico do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é de reforçar o efetivo das forças de segurança pública.
Para Ricardo Ferraço, a realização de concursos públicos é essencial para a PM, pois garante a renovação e a recomposição do efetivo, assegurando que a corporação esteja preparada para enfrentar os desafios da segurança pública.
“Essa é uma decisão de governo, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande, autorizando o ingresso desses novos soldados combatentes na Polícia Militar e a ampliação do número de vagas para formação de oficiais. Ano a ano estamos investindo na recomposição do efetivo. Em pouco tempo, são novos 2.650 soldados, mulheres e homens, que se juntam a essa honrosa instituição. Às famílias, à sociedade capixaba, tenham a confiança que a dedicação e o trabalho em segurança pública são permanentes, com investimentos, integração e inteligência”, afirmou o governador em exercício, em reunião com o comando-geral da PM, no Palácio Anchieta.
O primeiro anúncio foi a convocação da 3ª Turma do Curso de Formação de Soldados da PM, com 650 vagas, referente ao concurso público iniciado em 2022. Deste mesmo concurso, a Polícia Militar formou mil soldados em outubro de 2024 e formará mais mil em outubro de 2025. Com essa nova turma, o total de novos soldados entregues à sociedade capixaba entre 2024 e 2026 chegará a 2.650. Os futuros 650 alunos-soldados deverão iniciar o curso de formação no início de 2026.
O segundo anúncio foi a ampliação do número de vagas do concurso para Oficiais Combatentes. A previsão inicial de 40 vagas será aumentada para 50, e o Curso de Formação de Oficiais (CFO) terá início em abril de 2025.
“Os anúncios de hoje demonstram a importância do investimento contínuo na segurança pública. A recomposição do efetivo é fundamental para que a Polícia Militar, assim como as outras corporações da Segurança Pública, prossiga cumprindo sua missão constitucional que é garantir o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Quando governou o Estado pela primeira vez – entre 2011 e 2014 –, Renato Casagrande começou a recompor o efetivo das forças policiais. Entretanto, seu sucessor, o ex-governador Paulo Hartung deixou de investir na segurança pública e não realizou nenhum concurso.
Todavia, desde 2019, quando Casagrande voltou ao comando do Executivo Estadual para o segundo mandato, o Governo do Espírito Santo tem se empenhado na recomposição de efetivo das forças de segurança pública, com a realização de seguidos concursos na PM, Polícia Civil, Polícia Penal e no sistema socioeducativo.
A PM formou 254 soldados em novembro de 2021 e mais 224 em setembro de 2022. Somando-se às três turmas deste último concurso, até o final de 2026 o Governo do Estado entregará à sociedade capixaba 3.128 soldados da Polícia Militar. Com relação aos oficiais, a Polícia Militar formou 45 novos Aspirantes a Oficial em março de 2023, 50 em abril de 2024 e 42 em fevereiro de 2025, totalizando 137 oficiais provenientes do último concurso.
“Os números não mentem. A série histórica de homicídios, de crimes contra o patrimônio, estão despencando, o que mostra que o trabalho realizado pelo Governo do Estado está dando certo. Se temos uma recomposição de efetivo, nossa capacidade operacional sobe. Assim como quando reforçamos nossos equipamentos ou nossa frota. Quando fazemos esses investimentos, atendemos melhor a sociedade em quantidade e qualidade. Isso só é possível quando temos governantes que entendem a importância dessas ações”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus.
Governo do Estado autoriza início de mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros
No mesmo dia, o governador em exercício Ricardo Ferraço autorizou a abertura de mais uma turma de formação de soldados-bombeiros. São mais 100 vagas. O anúncio foi feito durante visita ao Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória. Esta é a terceira turma do Edital 01/2022 e a previsão é que o Teste de Aptidão Física (TAF) ocorra dentro de 60 dias.
“Esse é mais um importante passo que reforça o compromisso do Governo do Estado com essa importante instituição e com a nossa sociedade. Dando sequência ao planejamento do governador Renato Casagrande, autorizamos esse reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros. A contratação de novos bombeiros, aliado aos investimentos em inteligência e infraestruturas, aumenta a velocidade e a capacidade de resposta da Corporação e também da Defesa Civil. São ações pensadas para atender bem o cidadão capixaba”, disse Ricardo Ferraço.
O Curso de Formação de Soldados (CFSd) está previsto para começar no segundo semestre de 2025. Os novos soldados estarão prontos para trabalhar em prol da sociedade capixaba em 2026.
A primeira turma do Edital 01/2022 iniciou a formação em 2023 e, ao final do CFSd, foram nomeados 143 soldados. A segunda turma foi convocada em 2024 e 108 alunos foram matriculados. O curso ainda está em andamento. Atualmente, há 236 candidatos no cadastro de reserva deste concurso, para serem convocados a cumprirem as etapas estabelecidas no edital e comporem a nova turma com 100 vagas.
Os candidatos podem acompanhar as convocações e exigências no site do Corpo de Bombeiros: http://cb.es.gov.br/.
“Ao autorizar a convocação de mais uma turma, o governador em exercício Ricardo Ferraço atende a um grande anseio nosso, que é a recomposição do efetivo do Corpo de Bombeiros e o fortalecimento da capacidade de resposta da Corporação. O governador Renato Casagrande tem sido extremamente sensível a esta demanda, e o que vemos agora é a continuidade do trabalho iniciado em 2019. Estamos com uma turma em formação e iniciaremos mais uma. O que desejamos é que estes candidatos se tornem valorosos bombeiros, que vão trabalhar pela sociedade capixaba”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.







