Prefeito da Capital é o nome do Republicanos na corrida pelo Palácio Anchieta no ano que vem. Nesta quarta (16), ele fez uma rara declaração pública sobre o assunto. Também falou sobre anistia e cravou: “Sempre fui um político de direita”
Durante uma sessão na Câmara Municipal de Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) admitiu a possibilidade de disputar o governo do Espírito Santo nas eleições de 2026. Ele destacou que essa decisão dependerá de uma “construção macro” no estado, indicando que só avançará com uma candidatura se houver apoio político amplo e estruturado. Pazolini afirmou: “Se for da vontade de Deus, consultando a minha família, as pessoas que nos acompanham, com muita humildade, poderemos ter, sim, algo que seja inovador para levar essas políticas públicas aos 78 municípios” .
Caso decida concorrer, Pazolini terá que renunciar ao cargo de prefeito até abril de 2026, conforme exige a legislação eleitoral. Nesse cenário, a vice-prefeita Cris Samorini (PP) assumiria a administração municipal até o final do mandato, em dezembro de 2028. Pazolini expressou confiança na capacidade de sua vice, afirmando que ela pode “cuidar de Vitória com muita competência” .
O Republicanos já trata Pazolini como seu pré-candidato ao governo estadual, com o presidente estadual do partido, Erick Musso, atuando como principal articulador dessa possível candidatura. Pazolini tem intensificado visitas a municípios do interior e divulgado pesquisas de intenção de voto que o colocam como concorrente ao cargo de governador.







