O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, enfim terá uma sigla para chamar de sua. A partir desta sexta-feira (5), por decisão da direção nacional, ele ingressará no ninho tucano como presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A articulação foi conduzida principalmente pelo deputado federal Victor Linhalis. Atualmente filiado ao Podemos, migrará oficialmente para o PSDB no dia 5 de março de 2026.
A mudança foi confirmada pelo presidente nacional do PSDB, o deputado federal mineiro Aécio Neves. Além de Arnaldinho assumir o comando da legenda no Espírito Santo, o ex-prefeito de Vitória e pré-candidato ao Senado, Luiz Paulo Vellozo Lucas, passará a dirigir o Instituto Teotônio Vilela (ITV) no Estado. No plano nacional, o ITV é presidido por Marconi Perillo, e Luiz Paulo já integra o conselho. No Espírito Santo, ele retorna a um posto que ocupou há algumas décadas.
Um anúncio mais formal deve ser feito ainda nesta quinta-feira (4) pelo próprio prefeito de Vila Velha. Arnaldinho deixou o Podemos em março, chegou a ensaiar um acerto com a federação PRD–Solidariedade e manteve conversas com o Progressistas. No entanto, sua meta sempre foi encontrar uma sigla que lhe garantisse estrutura e condições políticas para viabilizar uma candidatura ao Governo do Estado em 2026.
Com o apoio de um deputado federal e objetivos alinhados ao projeto nacional do partido, tanto Arnaldinho quanto o PSDB encontraram um caminho comum: ele busca uma legenda com força nacional; o partido, ampliar sua bancada federal.



