A Assembleia Legislativa (Ales) realizou, nesta terça-feira (11), sessão solene em homenagem aos 469 anos da Serra, comemorados no último dia 8. Proposto pelo deputado Alexandre Xambinho (Pode), o evento marcou também o Dia do Serrano, lembrado em 26 de dezembro, conforme lei municipal. O Plenário Dirceu Cardoso recebeu autoridades, lideranças comunitárias, religiosas e personalidades reconhecidas pela contribuição ao desenvolvimento do município.
O presidente Marcelo Santos (União) destacou a grandeza e a força da Serra. “A Serra é uma potência capixaba. Celebrar seu aniversário é reconhecer a história de um povo trabalhador, que faz o Espírito Santo avançar. Esta Casa tem orgulho de homenagear quem constrói diariamente essa cidade vibrante e cheia de futuro”.
Confira as fotos da solenidade
Xambinho ressaltou o significado da data para os serranos. “A Serra é terra de gente forte, diversa e acolhedora. Hoje não celebramos apenas uma cidade, mas as pessoas que fazem dela um lugar melhor para viver. Os homenageados aqui representam a essência do nosso município”, afirmou.
O proponente da solene reforçou o papel dos homenageados e das instituições no fortalecimento da cidade. “Celebramos lideranças religiosas que promovem esperança, empresários que geram oportunidades, servidores públicos, trabalhadores e líderes comunitários que são a força real da Serra. Nosso município chega aos 469 anos mais forte, mais vivo e mais promissor”.
Ao todo, 30 personalidades foram agraciadas por sua atuação nas áreas social, cultural, econômica, religiosa, jurídica e comunitária. A promotora de Justiça do Ministério Público (MPES) Maria Clara Mendonça Perim discursou representando os homenageados, reforçando o vínculo entre identidade, cidadania e comunidade.
“A Serra faz parte do que nós somos. Cada pessoa que passa pela nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouco de nós e é assim também com a cidade em que vivemos. Nosso propósito é continuar reduzindo desigualdades, promovendo desenvolvimento e melhorando a vida das pessoas”.
O desembargador do Tribunal de Justiça (TJES) Aldary Nunes Junior também falou em nome dos agraciados, lembrando sua trajetória pessoal no município. “Tenho orgulho de ser serrano. Vivi, estudei e construí minha história aqui. A Serra pertence a todos nós e temos o compromisso de fazê-la crescer e progredir. Não há diferença entre o serrano de raiz e o serrano por adoção. Importa quem contribui para esta terra”.
Também compuseram a mesa de honra o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu; a vice-prefeita da Serra, delegada Gracimeri Gaviorno; além dos vereadores da cidade Stéfano Andrade (PV), George Guanabara (Pode), Henrique Lima (Pode), Professor Renato Ribeiro (PDT) e Jefinho do Balneário (Pode).
A solenidade contou com apresentação da Sociedade Cultural Banda de Congo Konshaça (Irmandade de São Benedito), fundada pelo Mestre José Carlos (in memoriam), referência na preservação de uma das manifestações mais tradicionais da cultura serrana.
Lista completa de homenageados – relação cedida pelo Cerimonial da Ales
- Alci Barroso Rangel Junior
- Aldary Nunes Junior
- Anderson Magalhães Madeira
- André de Paiva Oliveira
- Antonio Sérgio Alves Vidigal Júnior
- Gelson Antônio Benichio de Angeli
- Generoso Gomes de Oliveira
- George Queiroz Vieira (George Guanabara)
- Gilmar Dadalto
- Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno
- Heider Francisco de Oliveira
- Henrique Lima dos Santos
- Izabela Biancardi Roriz
- Jefferson Fernandes Silva (Jefinho do Balneário)
- Joabson dos Santos
- José Maria de Abreu Júnior (Júnior Abreu)
- Marcelo Gomes Siqueira (Marcelinho das Comunidades)
- Maria Clara Mendonça Perim
- Padre Roberto Francisco Sebastião Natal
- Paulo Rodrigo Araújo Carmo
- Renato Ribeiro
- Ricardo Petroni Smiderle Passamani
- Roberson Rodrigues de Lírio
- Rodiney Figueiredo Bastos
- Roger Fardin dos Santos Junior
- Rousseau Ramos
- Samuel Silva Valle
- Stéfano Sbardelotti de Andrade
- Vacinto Rosário Bento (Mestre Zé Bento)
- Valcemir Claudino Pereira





