A estação mais fria do ano está chegando! Devido às baixas temperaturas, é um período em que precisamos ter um cuidado especial com nossos pets.
No inverno, as pessoas costumam se manter agasalhadas para se proteger do frio. Com os pets, esse cuidado não deve ser diferente.
Apesar de algumas raças se adaptarem melhor ao frio devido à pelagem – como as raças São Bernardo e Husky Siberiano – a maioria delas lidam melhor com temperaturas mais amenas, principalmente os animais de pelo curto e animais idosos, que são os que mais sofrem nessa época do ano.

Por isso, separamos as principais dicas para manter seu amigo de quatro patas protegido e evitar maiores complicações.
Agasalho e ambiente
É importante escolher uma roupinha adequada para seu pet, que possa protegê-lo do frio, mas que seja confortável, que não o impeça de correr, brincar e realizar demais atividades. Além disso, é de extrema necessidade que o animal possua uma caminha ou cobertor, vamos combinar que o chão é frio demais, né?

Tanto a roupinha quanto o local onde seu pet dorme, devem ser devidamente higienizados, pois no inverno é o período onde ocorre maior proliferação de microorganismos. Tendo isso em mente, vamos a próxima dica!
Vacinação
Uma das principais doenças que acomete os cães no inverno é a gripe canina, mais conhecida como “tosse dos canis”, e nos gatinhos a Rinotraqueíte Felina.
Devido a isso, é importante que cães e gatos mantenham o calendário vacinal atualizado, onde o reforço deve ser dado anualmente.

Mas caso seu pet comece a apresentar sintomas, como espirro, secreção nasal ou ocular, tosse e falta de apetite, é importante levá-lo ao veterinário.
Passeios
Alguns cães possuem o costume de passear diariamente, mas o ideal é tentar entretê-los dentro de casa para gastarem energia e não precisarem passear.

Caso não seja possível e seu pet só consiga realizar as necessidades na rua, procure realizar passeios curtos para que não fiquem expostos ao frio por muito tempo e, além disso, particularmente nessa época, procure realizar os passeios com seu pet em horários mais quentes.
Banhos
Manter seu cãozinho limpinho é tudo de bom, e a higiene nos períodos mais frios deve ser mantida, entretanto, os banhos frequentes podem colaborar para que o pet fique doente, dessa forma é necessário diminuir a frequência deles.

É valioso oferecer um banho com água morna, tomando cuidado para que a água não atinja as orelhas do animal, evitando o aparecimento de otite.
Após o banho, é preciso realizar a devida secagem do animal por completo, evitando a proliferação de microorganismos e o surgimento de problemas de pele. A escovação dos pelos deve ser mantida, porém as tosas muito baixas devem ser evitadas, pois os pelos são a proteção natural dos animais.

Agora você já sabe os principais cuidados para ter com seu pet no inverno, garantindo o conforto e o bem estar do seu animal.
Mantenha-se sempre atento ao comportamento e, em sinal de qualquer alteração, procure o Medico Veterinário de sua confiança, caso não tenha, conte comigo!
 
	    	 
		    







Excelente artigo , informações objetivas, claras,concisas. Muito útil na estação que estamos . Adorei DraLaura
Gostei mt da reportagem, a médica conseguiu tirar todas as dívidas e com isso me deixou mais segura e tranquila
Obrigada pelo carinho .
Ei amada,tudo bem só uma leve observação dr Laura Reis,gostaria de mais informações com os pets felinos e cascudos como tartaruga aquática.
E as informações acima hiper válidas já compartilhei e achei super úteis amada.Muito obrigadobjs
Malu