Pensando sempre em levar para os leitores informações amparadas por um alto nível de conhecimento, o quadro de colunistas do portal Capixaba Repórter passa a contar com o fisioterapeuta, Especialista em Ortopedia Funcional e Mestre em Educação Física pela UFES, Francisco Brioschi.
O especialista aponta que o principal motivo da demanda por profissionais fisioterapeutas, incluindo os casos de acidentes de automóvel, traumas e lesões durante prática esportivas, é o desconforto da dor.
Segundo ele, em muitos casos, os pacientes recorrem sem sucesso a medicações analgésicas, anti-inflamatórias e até cirurgias.

“80% das dores de coluna, por exemplo, não tem uma causa que aparece no exame de imagem. A maior parte das dores que as pessoas têm, são proporcionadas por uma combinação de sedentarismo e noites de sono ruins. Isso gera perda de mobilidade e força. Você vai matando seu corpo quando não dá atividade para ele e isso faz com que as pessoas comecem a desenvolver dor, mesmo sem ter lesão”, explicou.
Ele reforça que o tratamento fisioterapêutico, embora também atue de forma preventiva, principalmente para atletas de alto desempenho, é tradicionalmente indicado para proporcionar a cura e a recuperação dos pacientes.
“E isso vale para qualquer pessoa que tenha dificuldade em executar alguma atividade ou sinta desconforto físico. Essa função pode ser respirar bem, pode ser conseguir fazer um exercício, para quem tem um problema cardíaco. Pode ser andar melhor, nos casos de pacientes de acidente vascular cerebral (AVC), pode ser voltar a jogar o futebol do fim de semana”, exemplificou.
Francisco Brioschi diz ainda que o ideal é que as pessoas procurem um profissional de saúde sempre que sentirem dificuldade na realização de alguma atividade ou sentirem dor.
“A não ser nos casos de atletas de alto rendimento, que precisam e exigem muito do corpo, como ferramenta de trabalho, o tratamento fisioterapêutico deve ser desenvolvido quando o indivíduo tem uma queixa, que pode ser uma dor ou uma perda de função”, acrescentou Francisco.
A atuação dos fisioterapeutas é ampla, complexa e faz total diferença na qualidade de vida e recuperação das pessoas que manifestam problemas relacionados a dores, problemas de mobilidade ou comprometimento das funções físicas.
Acompanhe as publicações de Francisco Brioschi, quinzenalmente no portal Capixaba Repórter e envie suas dúvidas e sugestões de pautas e temas para [email protected].
 
	    	 
		    







