Entre 27 de maio e 14 de junho, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Espírito Santo, oferecendo doses nas mais de 700 salas de vacinação em todos os 78 municípios.
A expectativa é imunizar 202.910 crianças de um ano a menores de 5 anos, de forma indiscriminada, e 52.165 crianças menores de 1 ano, de forma seletiva, totalizando 255.075 crianças menores de 5 anos.
Para garantir a proteção, os pais e responsáveis devem levar as crianças à sala de vacinação mais próxima. Crianças menores de 1 ano serão vacinadas conforme o esquema vacinal primário, enquanto aquelas de um ano a menores de 5 anos poderão receber a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada, desde que tenham completado o esquema primário.
A Campanha Nacional visa conter o risco de reintrodução do poliovírus, mantendo o país livre da doença. A poliomielite é grave, causando paralisia flácida, e a vacinação é fundamental para preveni-la. Atualmente, o Estado apresenta cobertura de 89,76%, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de 95%.
Após a campanha, o Espírito Santo realizará o Monitoramento das Estratégias de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, entre 17 de junho e 31 de julho, visando avaliar o progresso das atividades e identificar locais com fragilidade de cobertura vacinal.







