A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 14 de junho. A campanha tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus, intensificar os esforços para erradicar a poliomielite, aumentar a cobertura vacinal e diminuir o número de não vacinados, já que o Brasil é classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem. Em 2024, Paquistão e Afeganistão, os dois países ainda endêmicos para a doença, já registraram 13 casos de poliomielite.
“Essa campanha é uma ótima oportunidade para que pais e responsáveis levem as crianças menores de cinco anos à sala de vacina mais próxima de sua residência para reforçar a proteção contra a poliomielite”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio.
Em Vitória, a vacina estará disponível em 28 salas de vacinas, com a meta de imunizar 14.658 crianças. Crianças de um a menores de cinco anos devem receber a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada, desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses da vacina inativa contra poliomielite (VIP). Crianças menores de um ano serão vacinadas de acordo com a avaliação da situação vacinal.
A vacina contra a Poliomielite é administrada em três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.
A poliomielite é uma doença grave, caracterizada por paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem dos tipos 1, 2 ou 3, que geralmente afeta os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível.







