A campanha Outubro Rosa reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher, destacando o câncer de mama, que é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil e no mundo. A mamografia é um dos métodos mais eficazes para a detecção precoce da doença. Mas você sabe como e onde marcar o exame na rede pública?
Em Cariacica, o agendamento da mamografia é simples e rápido, sem fila de espera. O exame pode ser solicitado em uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS). No momento do agendamento, a paciente recebe todas as orientações necessárias. Além disso, o exame também pode ser agendado online pelo aplicativo Minha Saúde.
O Ministério da Saúde recomenda a mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos como forma de rastreamento. Para mulheres abaixo dos 40 anos, o exame pode ser indicado em casos de suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico de nódulos palpáveis, conforme a avaliação do profissional de saúde.
Outro exame disponível nas UBS e pelo aplicativo Minha Saúde é o Papanicolau (preventivo do colo do útero). Ele é essencial para detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero e infecções pelo HPV, além de identificar outras possíveis infecções que requerem tratamento.
De acordo com Karina Rosemarie Lallemand Tapia, gerente de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a prevenção é fundamental para manter a saúde em dia. “O preventivo e a mamografia são ferramentas indispensáveis para a saúde da mulher. Cuidar da prevenção é cuidar da vida”, destacou.
Sinais e sintomas do câncer de mama:
O câncer de mama pode ser identificado precocemente por meio dos seguintes sinais e sintomas:
– Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, presente em cerca de 90% dos casos quando detectado pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
– Alterações no mamilo;
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
	    	
		    






