A Prefeitura de Guarapari, e o Governo do Estado, deram início neste sábado (26) às obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, dois marcos importantes da memória e da identidade cultural da cidade. A intervenção contará com um investimento superior a R$ 20 milhões e será executada por meio de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), já definida por licitação. O prazo de conclusão é de 360 dias.
O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou a ordem de serviço do projeto que prevê a restauração do Radium Hotel com preservação das características originais, aliada à modernização do espaço, que passará a funcionar como um centro de inovação, tecnologia e cultura. Além disso, serão oferecidas atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando a função histórica do prédio para atender também à população local e aos visitantes.
Para o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, esse é um momento marcante para a cidade. “Essa obra representa a valorização da nossa história e a preparação de Guarapari para o futuro. O Radium Hotel é um símbolo afetivo para todos nós e, agora, será também um espaço vivo, de conhecimento, cultura e desenvolvimento. É uma conquista da população, feita em parceria com o Governo do Estado, que demonstra o quanto estamos avançando com responsabilidade e planejamento,” destacou o prefeito.
O projeto inclui ainda a revitalização da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, reforçando o caráter turístico e comunitário do local, que receberá melhorias urbanísticas e paisagísticas, integrando-se ao novo perfil do Radium Hotel.
“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”
Além disso, foi firmado um Termo de Compromisso com o Governo do Estado para a criação de um novo espaço definitivo para os feirantes que atuam na região. Com investimento de R$ 1,28 milhão, repassado ao município, a Prefeitura será responsável pela construção da nova estrutura, beneficiando a Associação dos Expositores do Radium Hotel e a Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.
Essa nova infraestrutura garantirá melhores condições de trabalho aos expositores e fortalecerá a economia criativa e o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social no centro de Guarapari. A execução da obra ficará a cargo da Prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado.
Sobre o Radium Hotel
Inaugurado em 1953, o Radium Hotel é um dos ícones da história de Guarapari. Originalmente projetado como uma Escola Naval, foi adaptado para funcionar como um hotel cassino de padrão internacional. Com 140 quartos, atraiu celebridades e autoridades de todo o Brasil. Apesar dos anos de abandono, permanece como um patrimônio afetivo e cultural de grande importância para a cidade, e agora, renasce com uma nova vocação: ser um polo de conhecimento, turismo e inovação.