O Hub ES+, no Centro de Vitória, será o espaço de um novo laboratório de escrita voltado à criação de biografias, autobiografias e textos baseados em memórias e fragmentos. A atividade começa no dia 19 de julho e será realizada aos sábados, das 10h às 13h, em cinco encontros: 19 e 26 de julho, e 2, 16 e 23 de agosto.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas online. A proposta é trabalhar com narrativas sensíveis e pessoais, incentivando que cada participante encontre sua forma de contar histórias, sejam próprias ou de outras pessoas, por meio de registros, objetos, lembranças e arquivos.
O laboratório faz parte do processo de publicação do livro “Diários Subjetivos – Notas de viagens do artista Milson Henriques”, escrito por Fabricio Fernandez. Ele também será o responsável por conduzir os encontros, que acontecerão tanto de forma presencial quanto online, sem limite de participantes.
No primeiro dia, os participantes serão convidados a refletir sobre o uso de cenas de filmes, trechos de livros e memórias fragmentadas como ponto de partida para a escrita. Ao longo do curso, os temas abordam desde o uso de diários e arquivos pessoais até o resgate de histórias silenciadas ou esquecidas.
Confira a programação:
19/07: oralização do passado, tempo e poesia
26/07: arqueologias desobedientes – vestígios e fragmentos como ponto de partida
02/08: reservas de memória – diários, mídias antigas e objetos afetivos
16/08: escutas amorosas – experiências, dissidências e rebeldias
23/08: produção de materiais para escrita
A participação dá direito a certificado, e o laboratório é aberto a pessoas de diferentes áreas e experiências com a escrita.