O segundo ciclo do projeto “Lugares de Ler” está realizando atividades literárias em diversas cidades do Espírito Santo durante o mês de outubro. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, selecionado via chamamento público.
O objetivo do projeto é estimular o acesso à leitura, promover a troca de saberes e formar comunidades leitoras em diferentes territórios do estado. A programação inclui rodas de leitura, saraus, oficinas, contação de histórias e formações, valorizando a literatura como ferramenta de transformação social e fortalecimento da identidade cultural capixaba.
Nesta primeira semana do segundo ciclo, as atividades estão sendo realizadas em Vitória, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, Linhares e São Mateus. O projeto busca fortalecer os laços das comunidades com a literatura, potencializando ações e vocações regionais, além de contribuir para a promoção da leitura e da cidadania.
O primeiro ciclo, realizado entre agosto de 2024 e junho de 2025, contou com dez meses de atividades, seleção e formação de dez agentes de leitura, e mais de 400 ações, como rodas de leitura, pocket shows de música e literatura, monólogos cênicos, saraus, exibições de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses. Além disso, foram distribuídas 1.000 obras literárias, contribuindo para a formação ou manutenção de dez bibliotecas comunitárias e pontos de leitura, que passaram a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-ES).
O projeto “Lugares de Ler” é uma iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult-ES), realizada pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, selecionado por meio de chamamento público. A ação conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.







