quarta-feira, 5 novembro, 2025
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
Capixaba Repórter
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política
No Result
View All Result
Capixaba Repórter
No Result
View All Result
camara

Balanço do Procon-ES divulga cartões de crédito no topo das reclamações

Redação por Redação
8 de janeiro de 2024
em Cotidiano, Destaque
0

Em 2023, houve um aumento significativo de 97,9% nos atendimentos relacionados a cartões de crédito em comparação com o mesmo período de 2022, liderando o ranking de queixas no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). As principais demandas nesse segmento envolvem renegociação e parcelamento de dívidas, cobranças indevidas, negativação injusta e questões relacionadas ao cálculo de prestações e taxas de juros.

No ano anterior, o Procon-ES realizou 38.269 atendimentos, dos quais 5.257 estavam vinculados a problemas com cartões de crédito, ocupando o primeiro lugar no ranking. Em segundo lugar, encontra-se o crédito consignado (4.455), seguido por questões relacionadas à energia elétrica (1.258), internet (850) e água e esgoto (771). Telefonia móvel (755) ocupa o sexto lugar, seguido por planos de saúde (680), aparelho celular (658), consórcios (609) e, em décimo lugar, móveis (579).

As principais queixas das empresas líderes no ranking envolvem cobranças indevidas, inclusão não autorizada de serviços na fatura, alterações unilaterais nos contratos com aumento nos valores dos serviços, empréstimos consignados não autorizados, refinanciamento de empréstimos sem consentimento do consumidor, cálculos e negociações de débitos, problemas contratuais (descumprimento e cláusulas abusivas) e questões relacionadas à qualidade de produtos ou serviços.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou que a internet facilitou o acesso dos consumidores a produtos, serviços e seus direitos. Ela enfatizou que a falta de tempo e as dificuldades de deslocamento não devem impedir a resolução de questões relacionadas ao consumo.

Letícia Coelho ressaltou: “É possível enviar denúncias, esclarecimentos e reclamações ao Procon pela internet a qualquer momento, muitas vezes obtendo soluções rápidas e eficientes sem a necessidade da presença física do consumidor.”

Para registrar reclamações, os consumidores podem comparecer pessoalmente à sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade está no Faça Fácil, em Cariacica, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br. Além disso, reclamações podem ser registradas online por meio do Atendimento Eletrônico no site www.procon.es.gov.br, e denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

Leia Também

Procon Vitória divulga direitos de famílias durante rematrícula escolar
Cotidiano

Procon Vitória divulga direitos de famílias durante rematrícula escolar

Procon de Vitória divulga orientações para compras seguras na Black Friday
Cotidiano

Procon de Vitória divulga orientações para compras seguras na Black Friday

Farol Santa Luzia fecha para manutenção e reabre em 12 de novembro
Cotidiano

Farol Santa Luzia fecha para manutenção e reabre em 12 de novembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Serra realiza mutirão com serviços gratuitos e vagas de emprego

Serra realiza mutirão com serviços gratuitos e vagas de emprego

Palestra em Vila Velha prepara empreendedores para vender ao setor público

Palestra em Vila Velha prepara empreendedores para vender ao setor público

Auditoria revela falhas graves no sistema de segurança do Museu do Louvre

Auditoria revela falhas graves no sistema de segurança do Museu do Louvre

CDL de Ecoporanga parabeniza prefeitura pelo sucesso do evento Sabores e Canções

CDL de Ecoporanga parabeniza prefeitura pelo sucesso do evento Sabores e Canções

  • Alterar Status da matéria
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Capixaba Reporter
  • Home
  • Noticias
  • Política de privacidade

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Início
  • Brasil
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Espírito Santo
  • Esportes
  • Justiça
  • + Mais
    • Mundo
    • Oportunidades
    • Entretenimento
    • Saúde
    • Política

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo soluções - Todos os direitos reservados