O senador Marcos do Val anunciou desfiliação do Podemos e informou que estava indo para PSDB. O diretório nacional dos tucanos, no entanto, anunciou que barraria a entrada dele.
Diante do indeferimento, o político capixaba não teve outra opção, senão voltar atrás voltou atrás e anunciar que continua no Podemos.
Nesta quinta-feira (21), Do Val divulgou uma foto ao lado do líder dos tucanos no Senado, Izalci Lucas (DF), e um comunicado sobre a troca de partido destinado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/X/1VkrBDQ1mzAKtGVHGzEw/whatsapp-image-2023-09-21-at-18.26.51.jpeg)
“Senador Marcos do Val será o líder do maior bloco da oposição no Senado”, diz mensagem escrita pelo próprio capixaba, que acompanha a foto.
O movimento de filiação foi articulado pelo próprio Izalci Lucas. Mais cedo, o site do Senado chegou a registrar a mudança. Mas a notícia pegou os tucanos de surpresa.
O diretório nacional do PSBD informou que, caso o pedido ocorresse, “encaminharia o seu indeferimento”.
“A Direção Nacional do PSDB foi surpreendida com notícia referente a pedido de filiação do senador Marcos do Val e comunica que, caso venha a ocorrer, encaminhará o seu indeferimento”, informou o partido por meio de nota à colunista Daniela Lima.
Resposta Rápida
Com a negativa de filiação , Marcos do Val disse que desiste da mudança. Sobre o indeferimento no partido, o senador disse que a resposta foi mais rápido do que imaginava.
“O PSDB que era o mesmo do ministro Alexandre de Moraes e do Alckimin. Mostraram o medo que estão. Permaneço no Podemos”, disse.
A rejeição a Do Val foi rápida até entre os membros do partido no próprio Espírito Santo. Presidente do PSDB de Vitória, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas afirmou que Do Val não tem identidade com o partido.
Trajetória
Do Val foi eleito em 2018 pelo Cidadania e, em 2019, havia trocado de sigla e se filiado ao Podemos. Confira abaixo o texto na íntegra em que Do Val anunciou que se filiaria ao PSDB:
Em comum acordo com o Podemos e a anuência da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu, o senador Marcos do Val aceitou o convite para passar a compor a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal. Com essa nova composição, ele passará a liderar o novo e maior bloco parlamentar da oposição a ser formado entre os dois partidos, que contará com nove senadores. O convite foi recebido pelo senador Marcos do Val como uma consequência do seu trabalho no Senado na oposição ao atual governo federal, da sua colaboração nas investigações dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e do apoio expressivo de 41 senadores contra as decisões monocráticas e inconstitucionais do Ministro Alexandre de Moraes a qual o senador vem travando. O senador Marcos do Val seguirá cumprindo a sua missão na oposição e, exercendo a liderança do bloco parlamentar, buscará servir ao Brasil e ao Espírito Santo com mais trabalho e mais empenho.







